quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Um Tour de Inverno

Depois de um inverno em janeiro e fevereiro na Patagônia e de um verão em julho em Portugal, resolvi curtir um pouco de frio no inverno brasileiro.

O roteiro que eu e a Táta escolhemos foi a Serra dos Órgãos entre Friburgo, Teresópolis e Petrópolis no Estado do Rio de Janeiro, a Serra da Mantiqueira entre Pindamonhangaba, Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão no Estado de São Paulo, seguido de uma visitinha básica a Pouso Alegre, Poços de Caldas, São João Del Rey, Tiradentes e Barbacena em Minas Gerais.

Começamos nossa viagem pela Rodovia do Sol até o acesso à BR-101 em Guarapari ES, depois seguimos até Bom Jesus do Norte no sudoeste do Espírito Santo onde entramos no Estado do Rio de Janeiro pela RJ-116, esta estrada está bastante remendada, o que provoca fortes pancadas no carro parecendo que vai desmontá-lo, mas chegamos até Friburgo.





Friburgo estava promovendo alguns eventos junto com Teresópolis e Petrópolis alternadamente, o que nos proporcionou bastante novidades na temporada de inverno na serra.

A cidade é industrial mas também turística, visto que divulga e promove vários atrativos turísticos como, parques, teleféricos, festivais de música e cultura.

Fizemos muitas fotos interessantes, subimos no teleférico, tomamos ótimos caldinhos e sentimos muito frio, o que era o propósito e seguimos viagem para o próximo destino, Teresópolis.
Por uma estrada estadual no meio de um lindo vale, seguimos nosso trecho até Teresópolis, cidade simpática, de gente simpática e receptiva. Nos hospedamos na Pousada Oásis que fica bem atrás da prefeitura. Fomos muito bem recebidos e bem instruídos a respeito do turismo na cidade.
Conhecemos um shopping todo construido em toras de madeira e muito aconchegante, depois fomo tomar um caldinho num restaurante ótimo (infelizmente esqueci o nome) por R$ 6,00 por pessoa e comia-se a vontade, que beleza.

No dia seguinte fizemos um tour pela cidade para fazer umas fotos, mas não entramos no parque por que a caminhada era grande até aos pontos interessantes. Ficou pra próxima.


À noite caldinho novamente, por que o frio pedia esta prato, ainda mais com a variedade oferecida. Fomos dormir e sentir um pouco mais de frio.

No dia seguinte logo cedo, saímos por outra rodovia estadual, desta vez por uma serra tremendamente ingreme, a ponto de não podermos parar para fazer fotos por causa das curvas e da curta distância entre elas, mas o lugar é lindo e eu recomendo pra quem procura por um visual diferente. Esta estrada nos levou até Itaipava, localidade famosa pela fábrica da cerveja Itaipava, daí até Petrópolis são uns 10 km ou menos.

2 comentários:

Nilson Soares disse...

Ary, essa estrada ingreme que se refere não é a Estrada União Industria? abs,

NIlson

Ary Freitas disse...

Sim, a Própria.